O YouTube está se tornando uma plataforma importante de produção e difusão de conteúdos no Brasil. Há canais com mais de 20 milhões de seguidores, cerca de 10% da população do país. O líder do levantamento apresentado aqui (com dados referentes a dezembro de 2017), Whindersson Nunes, estava entre os 15 maiores canais do mundo.

Neste universo, a hegemonia é de páginas de entretenimento, totalizando 46 das 50 analisadas (92%). Dessas, 25 (55% desse grupo) têm como foco o que vamos chamar aqui de “comentários diversos”. Pessoas ou coletivos falando sobre amenidades, fazendo “esquetes” (como pegadinhas, “trollagens” ou paródias de músicas), tentando fazer abordagens pretensamente humorísticas sobre o cotidiano ou criando quadros .

Entre este tipo de perfil, há um pequeno número, 3 (6%), que combina esse tipo de vídeo com outros de cunho mais informativo, como os canais Manual do Mundo, Você Sabia? e Cauê Moura. Diferentemente das páginas do Facebook, os canais de YouTube envolvem só produtores e difusores de conteúdo. Nesse universo surge um perfil novo: o de indivíduos ou coletividades cujos canais são estruturados em cima dos denominados anteriormente “comentários diversos”. Esse grupo é grande, cujo maior exemplo é o líder do ranking, Whindersson Nunes, 11º maior canal do mundo na plataforma.

Dentro da hegemonia forte dos conteúdos voltados ao entretenimento, o que chamamos aqui de “comentários diversos” constitui um fenômeno novo: vídeos sobre amenidades, brincadeiras ou opiniões sobre o cotidiano. Whindersson Nunes possui 24 milhões de seguidores. Contudo, vale destacar que, diferentemente de uma audiência de TV, não significa que todas as pessoas nessa condição sejam audiência, pois nem todos visualizam todos os vídeos de um dado canal. A emergência desses atores deve ser vista com calma e considerar também o perfil de conteúdos difundidos, o que é discutido na seção sobre variedade de formatos na análise sobre graus de diversidade.

Canais do Youtube mais seguidos

1 Para efeito de exemplo, alguns dos títulos dos vídeos dos canais examinados: “Tente não rir” e “Veja meu cabelo novo” (Felipe Neto); “Pequenas atitudes irritantes de mãe” e “Cotonetes nasais” (Canal Canalha); “O anão beijou minha amiga” e “Coloquei neon no meu carro” (Rezende Evil); “Avaliando looks antigos” e “Horóscopo da depressão” (5incominutos); “Provandos doces diferentes da Disney” e “Gastei R$ 500 na máquina de pegar urso” (Luccas Neto); “Sogra vs. Nora” e “Michel Temer vs Darth Vader” (Galo Frito); e “Minha futura namorada é a Gabi Lopes?” e “Nós já ficamos com a mesma Youtuber” (Eu fico Loko).